top of page

Os efeitos da Liberação Miofascial na Perfomance Humana.

Dois terços da população mundial sofrem dor nas costas pelo menos uma vez ao ano.

Se olharmos paras os números, 1/5 das mulheres e 1/7 dos homens vivem com dor nas costas crônica.

Então quais seriam as causas destes sintomas?

A maior parte de nós assume que parte da dor estaria associada aos músculos das costas, por exemplo, tensão muscular. A outra causa possível seria naturalmente os ossos, o esqueleto e desta forma vamos ao médico para realizar vários exames.

Mas recentemente a medicina encontrou agora um terceiro possível candidato, algo não tão visível.

A fáscia, o tecido conjuntivo!

Esse tecido conjuntivo envolve os músculos e funciona como um tipo de ligação entre os ossos rígidos e os músculos flexíveis. Sabe-se que a maioria dos sintomas não possui uma explicação definitiva sobre sua origem e o tecido conjuntivo aparece como o principal fator destas patologias, pois sua característica viscosa e maleável tende a se adaptar, modificar, endurecer e inflamar.

O Tecido conjuntivo evolve as cadeias musculares e articulações do corpo humano. Dependendo de sua rigidez ou lubrificação pode desencadear limitação de movimento articular e dor muscular crônica contribuindo para o desenvolvimento de patologias secundárias que estariam associadas a sintomas de depressão, stress e principalmente inatividade física.

A Liberação Miofascial (LM) é uma técnica de massagem da musculatura amplamente utilizada por atletas, praticantes de atividades físicas, fisioterapeutas e profissionais de Educação Física. Tem como principal objetivo aumentar a habilidade funcional, prevenir e recuperar lesões músculo esqueléticas.




Com apenas uma década de estudos comprobatórios de seus benefícios a LM torna-se uma interessante ferramenta no que diz respeito à saúde e bem estar do nosso corpo.

Existem dois tipos de Fáscia

Fáscia superficial: Tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo e tem como principal função alimentar, isolar e proteger o corpo da pele.

Fáscia Profunda: Tecido conjuntivo denso e sem gordura e tem como principal função envolver as cadeias funcionais.

O importante destas definições é entender que as alterações no tecido fáscial podem gerar disfunções nas cadeias de movimento desencadeando uma série de sintomas associadas á dor.

A síndrome dolorosa miofascial é definida como uma disfunção neuromuscular regional que tem como característica a presença de regiões sensíveis em bandas musculares contraturadas / tensas que produzem dor referida em áreas distantes ou adjacentes. Esta dor miofascial pode se originar em um único músculo ou pode envolver vários músculos, gerando padrões complexos e variáveis de dor (WOLENS, 1998).

O fisioterapeuta Mike Clark, foi um dos primeiros profissionais a expor técnicas de LM com rolos de espuma, ao que ele chamou de auto LM auto massagem. As principais indicações para a LM são para promover um maior conforto articular, melhorar a amplitude de movimento e mobilidade articular, diminuir o tônus dos músculos mais recrutados e reduzir as aderências musculares (contraturas,friboses).

Geralmente a LM é utilizada como aquecimento objetivando aumentar a temperatura corporal tornando os músculos e fáscia mais flexíveis. O aquecimento também prepara o sistema nervoso e circulatório para atividade e também pode prevenir algum evento cardiovascular anormal.

E você, o que esta esperando para utilizar esta técnica a seu favor no seu dia-a-dia de trabalho?

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page