Dois terços da população mundial sofrem dor nas costas pelo menos uma vez ao ano.
Se olharmos paras os números, 1/5 das mulheres e 1/7 dos homens vivem com dor nas costas crônica.
Então quais seriam as causas destes sintomas?
A maior parte de nós assume que parte da dor estaria associada aos músculos das costas, por exemplo, tensão muscular. A outra causa possível seria naturalmente os ossos, o esqueleto e desta forma vamos ao médico para realizar vários exames.
Mas recentemente a medicina encontrou agora um terceiro possível candidato, algo não tão visível.
A fáscia, o tecido conjuntivo!
Esse tecido conjuntivo envolve os músculos e funciona como um tipo de ligação entre os ossos rígidos e os músculos flexíveis. Sabe-se que a maioria dos sintomas não possui uma explicação definitiva sobre sua origem e o tecido conjuntivo aparece como o principal fator destas patologias, pois sua característica viscosa e maleável tende a se adaptar, modificar, endurecer e inflamar.
O Tecido conjuntivo evolve as cadeias musculares e articulações do corpo humano. Dependendo de sua rigidez ou lubrificação pode desencadear limitação de movimento articular e dor muscular crônica contribuindo para o desenvolvimento de patologias secundárias que estariam associadas a sintomas de depressão, stress e principalmente inatividade física.
A Liberação Miofascial (LM) é uma técnica de massagem da musculatura amplamente utilizada por atletas, praticantes de atividades físicas, fisioterapeutas e profissionais de Educação Física. Tem como principal objetivo aumentar a habilidade funcional, prevenir e recuperar lesões músculo esqueléticas.
Com apenas uma década de estudos comprobatórios de seus benefícios a LM torna-se uma interessante ferramenta no que diz respeito à saúde e bem estar do nosso corpo.
Existem dois tipos de Fáscia
Fáscia superficial: Tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo e tem como principal função alimentar, isolar e proteger o corpo da pele.
Fáscia Profunda: Tecido conjuntivo denso e sem gordura e tem como principal função envolver as cadeias funcionais.
O importante destas definições é entender que as alterações no tecido fáscial podem gerar disfunções nas cadeias de movimento desencadeando uma série de sintomas associadas á dor.
A síndrome dolorosa miofascial é definida como uma disfunção neuromuscular regional que tem como característica a presença de regiões sensíveis em bandas musculares contraturadas / tensas que produzem dor referida em áreas distantes ou adjacentes. Esta dor miofascial pode se originar em um único músculo ou pode envolver vários músculos, gerando padrões complexos e variáveis de dor (WOLENS, 1998).
O fisioterapeuta Mike Clark, foi um dos primeiros profissionais a expor técnicas de LM com rolos de espuma, ao que ele chamou de auto LM auto massagem. As principais indicações para a LM são para promover um maior conforto articular, melhorar a amplitude de movimento e mobilidade articular, diminuir o tônus dos músculos mais recrutados e reduzir as aderências musculares (contraturas,friboses).
Geralmente a LM é utilizada como aquecimento objetivando aumentar a temperatura corporal tornando os músculos e fáscia mais flexíveis. O aquecimento também prepara o sistema nervoso e circulatório para atividade e também pode prevenir algum evento cardiovascular anormal.
E você, o que esta esperando para utilizar esta técnica a seu favor no seu dia-a-dia de trabalho?
Comments